Mundo Animal

Doberman: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Doberman Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Uma entre tantas outras curiosidades a respeito do doberman é que em alguns países as características físicas, como a cauda e as orelhas aparadas, são tradicionais. Assim, caso alguns Dobermans forem vistos sem esses cortes, as pessoas vão acreditar que se trata de uma raça mista ou um cão de caça.

O porte médio e corpo musculoso, do tipo atlético, com uma personalidade forte e um excelente protetor são algumas das principais características dessa raça. Não é à toa que seu surgimento na Alemanha se deu justamente para auxiliar o trabalho de cobrador de impostos, especialmente pelo perigo constante de andar com dinheiro.

Origem histórica

Séculos atrás, existiam cobradores de impostos que batiam de porta em porta para recolher o dinheiro dos moradores. No entanto, nesta época, era comum que criminosos estivessem por perto para roubar as notas, além de os profissionais precisarem tomar cuidado para não serem agredidos por eleitores irritados.

A coleta dos impostos não era integral e muitos desses cobradores precisavam encontrar uma segunda forma de subsistência, como aconteceu com Karl Friedrich Louis Dobermann, em Apolda, Alemanha. Este homem era apanhador de cães e possuía algumas raças em seu canil. Foi o responsável por criar um dos principais caninos, que é o Doberman, por volta do século XIX.

Karl Friedrich selecionou os mais fortes, inteligentes e resistentes cães para o acompanharem durante a coleta de impostos. É possível que, dessa seleção, raças como o Pastor Alemão e Rottweiler tenham sido usadas para dar origem a um cachorro habilidoso, imponente e veloz.

O Doberman se popularizou em um mercado de cães em Apolda durante 1863, ao se diferenciar dos outros caninos peludos e dos pequenos, de colo. A raça, com suas características físicas e obediência para com o dono, chamaram muito a atenção dos entusiastas.

Características físicas

De porte médio, esta é uma raça de cachorro que pode chegar a até 72 centímetros de altura e pesar 45 kg, além de ter uma pelagem suave e curta. O formato do seu corpo é quadrado, com tronco musculoso, forte e pernas longas que promovem velocidade para correr e brincar.

A cabeça do canino é alongada, o pescoço é grande, musculoso e se alarga na direção do corpo. Os olhos são amendoados e podem variar do marrom ao preto, vermelho ou azul, bem como a pelagem. É muito comum você notar também que as orelhas dos Dobermans são pontudas e ligeiramente eretas, por passarem pelo corte.

Características físicas doberman
Fonte/Reprodução: original

Com relação à cauda, esta é cortada na 2° articulação, conforme explicação da American Kennel Club. No entanto, apesar de esses cortes parecerem feitos por estética, são recomendados para prevenir lesões futuras, porque a cauda pode bater e se quebrar e gerar muita dor ao animal.

Determinados veterinários recomendam o corte das orelhas e cauda porque são característicos da própria raça, e é uma maneira de os reconhecer facilmente. O canino pode ser confundido com um animal de caça, já que no exterior esse tipo de prática é muito comum.

Tipos

Há dois tipos de Dobermans, e ambos possuem características físicas e comportamentais completamente diferentes, mas são igualmente carinhosos com os tutores. Entenda o que tornam estes cachorros distintos para os europeus e americanos:

  • Doberman europeu: silhueta atlética e esguia, corpo musculoso e é mais ágil;
  • Doberman americano: corpo musculoso, robusto e o focinho é ligeiramente quadrado. Resistente e forte.

O europeu é mais sério, está sempre em alerta, obedece aos donos, e a sua valentia é um dos fatores pelo qual é um cão de guarda. Existe uma forte diferença em relação ao americano, que é mais amoroso – mas ambos são igualmente inteligentes e dispostos a protegerem aqueles que amam sempre que for preciso.

Em relação às pelagens, ambos são parecidos e não possuem tantas diferenças. Com facilidade, você consegue encontrar o canino com o preto e o marrom mesclados, mas nunca combinados com o branco, porque são considerados fora do padrão.

Comportamento

O comportamento do Doberman é voltado para a dominação, e isso quer dizer que o canino vai se sentir um líder, caso não seja devidamente adestrado pelo tutor. Dessa forma, os passeios se tornam problemáticos, porque o cachorro quer estar no comando o tempo inteiro.

O comportamento dos Dobermans é originário de sua criação, já que foi feito para acompanhar os donos e demonstrar liderança, força e valentia para afastar pessoas briguentas dos cobradores de impostos. Por isso, ter paciência e calma durante os treinos é fundamental para o seu amigo ficar feliz, aprender o que precisa e se tornar obediente aos seus pedidos.

Saúde

Proporcionar bem-estar ao Doberman é importante para deixá-lo feliz e se divertir ao lado dele com atividades físicas e brincadeiras. Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados regularmente para manter o seu amigo saudável, disposto e pronto para se aventurar. Confira:

  • Escovação dos pêlos;
  • Higiene;
  • Corte das unhas;
  • Escovação dos dentes.

A higiene, como o banho e tosa, não são constantes, porque os pelos do cachorro são mais curtos e podem ser escovados com a ajuda de uma escova própria. Limpar as orelhas do pet deve ocorrer com mais frequência, para remover as sujeiras e tirar qualquer corpo estranho na região. Se você sentir um odor diferente do normal, leve o cão para uma consulta com o veterinário, para saber o que acontece e os tratamentos serem indicados.

Com práticas físicas constantes, pode não ser necessário fazer o aparo das unhas do cachorrinho. Porém, mantenha atenção caso estejam muito grandes, e use os produtos corretos para fazer este procedimento. Escovar os dentes do cachorro precisa se tornar uma rotina aos tutores, pois é a melhor maneira de prevenir o tártaro e as placas.

Alimentação

A alimentação do Doberman deve ser indicada por um veterinário, porque ao passar com o profissional e fazer a pesagem, você vai receber a sugestão dos melhores produtos. É importante que a ração acompanhe a fase de desenvolvimento dos pets para os manter fortes e fornecer todos os nutrientes que eles precisam.

O uso de sachês e patês é liberado, por serem mais úmidos, saborosos e estarem disponíveis em diversos sabores. Esta é uma maneira de também manter o seu cachorro hidratado por mais tempo, sendo um complemento aos potes de água, que precisam ficar espalhados pela casa ou apartamento.

Se você quer oferecer alimentação natural ao canino, converse com o veterinário para entender o que pode ser dado. Como sabemos, existem algumas opções que precisam ser evitadas para manter o bem-estar do Doberman, como a uva, chocolate, cebola, alho, espinhas de peixe, ossos, carne crua e nozes da macadâmia – este último pode causar vômito.

Expectativa de vida média

Com expectativa de vida em média de 13 anos, os Dobermans podem ter uma vida longa e agradável ao lado de seus tutores, desde que os bons cuidados sejam seguidos e as vacinas estejam em dia. É muito importante comparecer ao veterinário regularmente para a aplicação de doses como:

  • Múltipla V8;
  • Polivalente V10;
  • Antirrábica;
  • Leishmaniose;
  • Giárdia;
  • Contra a gripe canina.

Vacinações previnem doenças perigosas que sabemos que você quer evitar, como a giardíase que tem sintomas como fezes pastosas, vômito, perda de peso e fraqueza e a gripe canina que causa espirros, tosse, secreção, febre e falta de apetite. A imunização é feita anualmente, e você recebe uma carteirinha do profissional para facilitar na verificação de doses aplicadas e quantas faltam.

Em situações em que o profissional de saúde animal diagnostica algum problema de saúde no cachorrinho, você recebe uma receita com a prescrição do medicamento. Para proporcionar o melhor tratamento possível ao pet, converse com a DrogaVET, solicite a manipulação dos compostos e escolha o sabor e o aroma favoritos do seu Doberman.

O diferencial de nos escolher está no fato de os manipulados serem desenvolvidos exatamente com as características favoritas do seu amigo. Isto evita problemas relacionados ao estresse e dificuldades de dar o remédio no horário certo até o tratamento ser finalizado, como orientado na receita.

Atividades Recomendadas

Dentre as atividades recomendadas, você pode fazer caminhadas, correr com o Doberman no parque, e brincar de jogar bola ou frisbee. Pois, ajudam no fortalecimento muscular, fazem o cachorro se movimentar e o socializar mais com outros caninos.

Atividades Recomendadas para doberman
Fonte/Reprodução: original

Um esporte saudável, divertido e que vai deixar o seu cachorrinho feliz é a natação, pois proporciona relaxamento e previne o estresse. Os Dobermans são cheios de energia para gastar e precisam de estímulos como este para não ficarem estressados e fazerem uma bagunça pela casa, em busca de distração.

Passeios de bicicleta com a coleira fixa em seu pulso ou no guidão da bike é mais uma alternativa que pode ser testada. Além de ser um esporte saudável para ambos, é perfeito para você ficar ao lado do cãozinho por mais tempo e aproveitar o clima agradável e fresco do início da manhã ou final da tarde, para receber vitamina D.

Problemas de saúde comuns na raça

Naturalmente fortes, os Dobermans quase não demonstram problemas de saúde, mas isso não significa que a raça esteja isenta de doenças. É muito importante você conhecer quais são e os respectivos sintomas, pois se forem notados, é preciso de auxílio médico:

Doenças Sintomas
Cardiomiopatia dilatada: Fadiga, dispneia durante o exercício, cianose e perda de peso.
Displasia coxofemoral: Dificuldade ao andar, levantar, correr ou subir escadas. O dorso costuma ficar arqueado.
Doença de Von Willebrand: Hemorragias nasais, hematomas frequentes e sem causa aparente.
Sucção do flanco: O cachorro se dobra e agarra o flanco para lamber ou sugar.

Dermatite por lambedura é mais uma doença que pode afetar o Doberman, se ele lamber excessivamente as patas dianteiras e traseiras. Isto ocasiona úlceras e lesões desconfortáveis e as causas são desconhecidas, embora possam estar ligadas à ansiedade e ao estresse.

Por isso, uma das maneiras mais corretas de tornar a rotina do seu amigo mais agradável e segura é realizar passeios constantes. Da mesma forma que nós, seres humanos, ficamos estressados, os animais também e eles precisam passear, fazer exercícios e receber luz solar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.

Curiosidades sobre a raça

Os Dobermans se tornaram muito populares antes mesmo de serem oficializados, devido à aparência atlética, a bravura e a força. Estes corajosos animais são reconhecidos por seus atos e receberam até mesmo um memorial que os homenageia em uma ilha, além de outras curiosidades, como:

  • Os Dobermans são conhecidos por seus atos heroicos ao ajudar no resgate das vítimas do World Trade Center;
  • A Ilha de Guam recebeu um memorial que homenageia a raça, pois os cães serviram aos soldados. Se localiza em Orote Point, Estados Unidos;
  • Participaram de filmes como em Up – Altas Aventuras;
  • Doberman Pinscher Club Of America foi desenvolvido em 1921;
  • O cão foi reconhecido oficialmente como uma raça em 1900.

A primeira aparição da raça foi em Apolda, Turíngia, na Alemanha; e o nome da raça foi dado como uma homenagem ao criador: Louis Dobermann, de Apolda. É muito possível que Karl tenha feito a combinação entre cães como Rottweiler, Pinscher Alemão, Pastor Alemão ou Black and Tan Terrier para criar o canino.

Este é um cachorro companheiro, alegre e carinhoso, mas forte e que pode ser teimoso caso não seja adestrado, além de precisar sair com frequência de casa em sua companhia. Caso contrário, ele pode desenvolver doenças que vão exigir alguns cuidados medicamentosos. Se for preciso, você pode solicitar pelos manipulados desenvolvidos pela nossa equipe especialista da DrogaVET, que vai proporcionar o melhor ao seu amigo!

Veja outros artigos nas mesmas categorias: