Mundo Animal

Yorkshire Terrier: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Yorkshire Terrier: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

O Yorkshire Terrier é uma raça de pequeno porte, pelos longos e muito conhecida no Brasil. É um cão de companhia, mas que necessita de regras bem estabelecidas por seus tutores. Além de ser uma raça brincalhona, curiosa e dócil, pode se tornar um excelente cão de guarda ao dar o alarde quando algo estranho ocorre em seu ambiente.

Eles são realmente encantadores e espertos. Sua aparência rouba suspiros e ganha diversos admiradores. São bem sociáveis, requerendo a atenção de seus tutores e ideal para famílias com crianças, além de ser uma raça muito afetuosa e que se adapta bem em apartamentos. Agora conheceremos mais sobre essa raça tão amada:

Origem histórica

Como o próprio nome Yorkshire Terrier sugere, esse cãozinho teve sua origem histórica na cidade de Yorkshire, na Inglaterra. O primeiro registro da raça ocorreu em meados de 1800 e era usado pelos camponeses para exterminar os roedores da região.

É dito que o Yorkshire Terrier é o resultado de cruzamentos de diversas raças de pequeno porte Terries, por isso possui um porte tão pequeno. Depois de 80 anos, o Yorkshire Terrier chegou no continente americano, mas ainda sem as definições da raça que conhecemos nos dias de hoje.

Origem histórica do Yorkshire Terrier
Fonte/Reprodução: original.

Com isso, o Yorkshire Terrier foi reconhecido oficialmente como uma raça pelo Kennel Club (ACK) no ano de 1885. Porém, sem as regras completamente estabelecidas sobre o padrão da raça, como sua pelagem, tamanho, peso e características específicas.

Após anos de discussão sobre o assunto, especialistas entraram em um consenso que apenas os cães de pequeno porte seriam considerados Yorkshire Terrier. E apenas em 1900 que o Kennel Club chegou com todas as características desse belo amiguinho.

Características físicas

Uma das características físicas marcantes do Yorkshire Terrier é a cor de sua pelagem: dourado com azul aço metálico escuro, porém seus filhotes nascem pretos e dourados. No padrão oficial da raça, a cabeça deve ser da cor dourada e os pelos do corpo podem ser dourados com azul aço metálico escuro.

São cãezinhos de pequeno porte, podendo medir de 18 cm a 30 cm e seu peso varia entre 2 kg e 5 kg. Possuem uma alta expectativa de vida, podendo variar entre 12 anos e 16 anos de vida. Existem registros de alguns bichinhos da raça Yorkshire Terrier que já chegaram à marca de 25 anos de idade.

Sua estrutura corporal é frágil devido ao seu tamanho. A atenção do tutor deve ser redobrada quanto à saúde, pois alguns deles podem apresentar problemas no coração, músculos, ossos ou pulmões.

Tipos

Muitos perguntam quais os tipos de Yorkshire Terrier existentes, mas a resposta é sempre a mesma: cães no padrão da raça, segundo o Kennel Club, só existe 1 tipo. Há apenas diferenciações sobre a pelagem e tamanho desalinhados que são aceitos, mas esses cães não podem competir em exposições. Esses tipos são o Mismarked Yorkie e o Teacup Yorkie.

Mismarked Yorkie

O Mismarked Yorkie possui as variações de pelagens aceitas pelo Kennel Club com a adição de uma marca branca no peito que não seja maior que 1 polegada (2,54 centímetros). Esses pequenos detalhes são importantes para competidores e criadores. Além de não poderem participar de exposições, são excelentes companheiros para seus tutores.

Teacup Yorkie

O Teacup Yorkie é a raça pura, mas com a variação no tamanho, saindo do padrão de competição. Por terem a altura bem abaixo da altura regular do Yorkshire Terrier, pode ser ainda mais frágil e desenvolver problemas de saúde ainda maiores. São lindos e pequeninos como uma xícara de chá como o próprio nome sugere.

Qualquer outro tipo de animal que não possua as características básicas de pelo, tamanho e peso do Yorkshire Terrier, não é considerada uma raça pura. Por isso fique de olho ao adquirir um pet dessa raça.

Comportamento

Uma palavra que pode definir o comportamento do Yorkshire Terrier é a alegria. Eles são alegres e muito curiosos. Além do porte pequeno, são também muito corajosos, cheios de energia e com alto poder de adaptação, seguindo o temperamento e personalidade de seus tutores.

São inteligentes e espertos, mas seus tutores necessitam ter a voz firme, só assim darão menos trabalho ao serem adestrados. Além de amarem serem afagados e estarem no colo, são independentes e confiantes.

Comportamento
Fonte/Reprodução: original.

Quando há algo diferente no ambiente do Yorkshire Terrier, ele será o primeiro a dar os sinais e alardes. Por ser um cão que surgiu para a caça, a qualquer sinal de alerta, seu Yorkie irá latir e chamar sua atenção, seja tanto para pessoas como, também, situações estranhas ao seu mundo ou à sua rotina.

São protetores e corajosos, não se intimidando facilmente. Tem uma certa dificuldade com outros animais, mas adoram crianças, tornando-se um grande companheiro para famílias que possuem filhos.

Saúde

A saúde do Yorkshire Terrier pode ser um pouco mais frágil que outras raças devido ao seu tamanho e estrutura óssea. Alguns cães desta raça podem apresentar problemas no coração, ossos, pulmões ou musculares.

A saúde de um pet deve ser observada de perto pelo tutor, independente das doenças mais comuns da raça ou doenças hereditárias. Visitas regulares ao veterinário, tratamentos com medicamentos adequados quando necessário, vacinação, cuidados com a alimentação e higiene devem ser seguidas à risca.

Outras indicações são uma alimentação balanceada e a prática de atividades para aumentar o sistema imunológico e desenvolver o cão tanto fisicamente quanto mentalmente. A qualidade de vida do Yorkshire Terrier depende, principalmente, dos cuidados do tutor.

Alimentação

Quando o assunto é alimentação, o Yorkshire Terrier, se adapta bem tanto com uma dieta baseada em rações quanto com a dieta natural. Então, a sua alimentação pode ser ração – preferencialmente premium, alimentação natural ou alimentação mista – ração e natural.

Alimentação do Yorkshire Terrier
Fonte/Reprodução: original.

A ração deve ser oferecida 4 vezes por dia quando o Yorkshire Terrier é filhote e depois reduzida para 3 vezes ao dia quando atingem a idade adulta. As rações ideais são de grãos pequenos e mais macios para facilitar a ingestão.

Já na alimentação natural, é importante consultar um profissional especializado para as melhores indicações da dieta balanceada e a quantidade que deve ser oferecida conforme a idade do seu pet.

Expectativa de vida

A expectativa de vida média de um cão da raça Yorkshire Terrier é de 12 anos a 16 anos, mas existe um grupo pequeno de Yorkies que passaram dos 25 anos. É de conhecimento popular de que quanto menor for a raça do animal, mais tempo de vida ele pode ter, e isso não é diferente com o Yorkshire Terrier.

A expectativa de vida está totalmente relacionada com os cuidados com o seu pet. Você pode contar com a DrogaVET para os melhores ou os mais difíceis momentos com seu amiguinhos de 4 patas.

Atividades recomendadas

Não se engane com o pequeno porte do Yorkshire Terrier, pois são extremamente ativos e necessitam de atividades para seu desenvolvimento tanto físico quanto mental. Existem algumas atividades recomendadas e brincadeiras que tornam seu bichano mais equilibrado e saudável.

Atividades como natação é recomendada para a redução de estresse, melhoria da imunidade e condicionamento físico, já que o Yorkshire Terrier pode apresentar diversas questões de saúde como vimos anteriormente

Atividades recomendadas do Yorkshire Terrier
Fonte/Reprodução: original.

Passeios com brincadeiras de buscar objetos, esconde-esconde ou caça ao tesouro podem melhorar a saúde do coração, reduzir o estresse, controlar o peso e desenvolver mentalmente seu cãozinho. Como o Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte e se adapta bem a ambientes pequenos, você pode exercitá-lo dentro da sua própria casa com circuitos de obstáculos, soltando bolinhas de sabão e até mesmo fazendo a brincadeira de esconder um petisco em uma das mãos.

É importante para qualquer pet canino desenvolver e aguçar suas habilidades naturais como olfato, visão e audição. Você pode inventar brincadeiras criativas para o melhor desenvolvimento do seu pet e ainda passar um tempo de qualidade com ele.

Problemas de saúde comuns na raça

Os problemas mais comuns na raça Yorkshire Terrier são cardiovasculares, problemas nos ossos e músculos e problemas respiratórios. Alguns cãezinhos podem apresentar problemas de pele. Seus pelos devem ser escovados para evitar fungos, nós e enfraquecimento. Por isso é recomendado um banho e tosa de sua confiança ou se você dispõe de tempo, cuidar dos pelos em casa usando produtos adequados e de qualidade.

Se seu cãozinho tiver algum problema de saúde, você tem a DrogaVET para te auxiliar com os melhores manipulados feitos para tratar as comorbidades do seu pet, diversas formas farmacêuticas e flavorizantes para facilitar a ingestão dos medicamentos. A DrogaVET está sempre pensando na saúde e bem-estar do seu amigão.

Curiosidades sobre a raça

Uma raça tão atraente e amada como o Yorkshire Terrier possui diversas curiosidades sobre a raça. Conheça, agora, quais são esses diferenciais e curiosidades sobre esse alegre e pequenino pet:

  • O Yorkshire Terrier é um dos cães preferidos entre os tutores do Brasil, chegou a ficar 10 anos consecutivos em 1º lugar entre as raças mais adquiridas e hoje em dia está na 3ª colocação entre as raças mais queridas e adquiridas;
  • É o terrier mais inteligente, segundo Stanley Coren – especialista em inteligência canina. Se encontra no 27º lugar no ranking do mesmo pesquisador, mostrando sua habilidade e facilidade de aprender com seus tutores;
  • O Yorkshire Terrier é a raça mais buscada para estrelar em filmes. Essa raça já protagonizou diversos filmes infanto juvenis dedicados ao mundo pet. Também aparecem em diversos filmes e séries como coadjuvantes;
  • Os famosos adoram essa raça. Estrelas como Xuxa, Britney Spears e Gisele Bündchen tornaram o Yorkshire Terrier ainda mais popular e desejado pelos tutores. Já era de se esperar não só pela beleza do pet e pela fama dessas celebridades. Não só celebridades da atualidade que gostam desses animaizinhos, desde 1900 pessoas poderosas como a Rainha Vitória tinham essa raça;
  • Em seus primórdios, o Yorkshire Terrier foi criado para caçar ratos em minas de carvão e moinhos de algodão. O seu tamanho foi propositalmente pequeno para terem mais eficiência nessa tarefa. Foram considerados cães de companhia apenas a partir de 1900, quando a Rainha Vitória se apaixonou pela raça e a teve como seu pet;
  • Os filhotes apresentam uma pelagem preta e dourada quando nascem e, com o passar do tempo, o preto vai se transformando em azul aço metálico escuro, a qual é a cor padrão da raça Yorkshire Terrier. Mas o Kennel Club aceita as pelagens nas cores: azul aço e dourado, azul aço e castanho, preto e dourado e preto e castanho.

O Yorkshire Terrier é um animalzinho apaixonante que requer alguns cuidados especiais. Para sua tranquilidade, você pode ter como aliada a DrogaVET que cuidará da saúde do seu Yorkie em todas as etapas da vida. Agora que você conhece o Yorkshire Terrier com profundidade, acha que essa raça é ideal para seu estilo de vida?  O cãozinho é um companheiro tão alegre e pequenino para sua vida, e com certeza merece todo seu afeto e atenção!

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário