Forte e robusto são adjetivos adequados para descrever um pouco o cavalo Bretão. Essa é uma raça de equino capaz de realizar diversos tipos de trabalhos, desde puxar carroças, carruagens e até carregar cargas para onde for preciso. Durante muito tempo, ele era o responsável por auxiliar nas áreas agrícolas, porque era muito ágil, resistente e não se cansava facilmente.
Atualmente, o Bretão é encontrado em praticamente toda a França, sobretudo em regiões como o Maciço Central e nos Pirinéus. Existem alguns outros departamentos no qual a raça é mais concentrada, como Finistère, Ille-et-Vilaine, Morbihan, Côtes d’Armor, Loire-Atlantique e Maine-et-Loire.
Origem do Cavalo Bretão
Possivelmente, os Bretões foram levados para a Europa há 4 mil anos, no período em que ocorria a migração dos indo-iranianos.

Em contrapartida, há quem acredite que esses equinos descendem dos animais criados pelos celtas, na época que dominaram a Grã-Bretanha.
História da raça
Os potenciais ancestrais do cavalo Bretão pertenciam a um grupo de equinos que moravam nas montanhas da Grã-Bretanha, o qual são os de estepe. Na época das Cruzadas, os estepes passaram por cruzamento com os cavalos orientais. A partir dessa junção, muito provavelmente, surge o Bidet Breton.
Características
De corpo cilíndrico e um pouco mais curto, o cavalo Bretão é um equino com cabeça média, peito mais largo, pernas musculosas e cascos com boa formação. O pescoço é ligeiramente mais longo, o lombo é um pouco mais curto e a garupa é mais inclinada e forte, o que faz deste um animal perfeito para montaria.
Aspectos importantes
Compacto e elegante, o cavalo Bretão é do tipo tração, e usado para uma variedade de atividades, principalmente nos serviços agrícolas, porque tem um corpo muito mais forte e resistente. Por ser de fácil aprendizado, o equino pode ser treinado com praticidade, seja para carregar carga ou auxiliar na agricultura.
Aparência e porte físico
O corpo do cavalo Bretão é compacto e um pouco menor. A parte da garupa possui músculos definidos e a cabeça é mediana e pode apresentar variações em seu perfil, como o convexo ou reto.

Uma característica que nos chama muito a atenção é o fato das pernas do equino serem mais curtas, mas extremamente fortes, e perfeitas para o animal executar as atividades que seus donos precisem no dia a dia.
Cores e pelagens comuns
A cor é castanha ou alazã e podem existir mesclas com o branco, e tanto a crina quanto a cauda possuem um tom um pouco mais claro. Em relação à pelagem, esta é vibrante e muito chamativa, além de ser macia e bonita – e o tom da pelagem do equino pode demonstrar também como está a saúde dele.
Tamanho e peso médio
Com porte médio, o cavalo Bretão chega a 152 a 163 cm, e pode atingir o peso de 900 a 950 kg no decorrer de seu desenvolvimento. É muito difícil ele ultrapassar essa pesagem, pois como está sempre ativo para auxiliar os donos, pratica muitos exercícios; e isso contribui para o fortalecimento muscular do animal.
Personalidade e temperamento da raça
Dócil e muito corajoso, o cavalo Bretão é paciente, gosta de receber carinho e adora quando é atrelado. Inteligente e de fácil aprendizado, o equino vai entender as suas instruções durante os treinamentos, o que pode tornar o cotidiano de ambos mais proveitoso.
Relação com humanos e outros animais
Extremamente sociável, o Bretão convive muito bem com os humanos, gosta da companhia deles e é muito obediente. O convívio com outros animais é tranquilo e dificilmente problemas vão acontecer. Porém, o treinamento é indispensável para evitar pequenos acidentes.
Usos e Aplicações
O uso do cavalo Bretão é voltado para o lazer, trabalho e também ao esporte, mas a sua principal função é a de atuar nas áreas agrícolas para auxiliar os seus donos. Como o equino tem um corpo mais forte e robusto, é normal que uma de suas principais aplicações seja a de puxar as charruas ou carroções.
Tipos de Trabalho
A atrelagem para o trabalho é muito frequente nas áreas agrícolas, principalmente em locais que a tração do animal é necessária. O equino contribui com os arados, grades, e ainda consegue puxar os trenós de madeira quando for necessário, desde que o peso seja equilibrado para ele se movimentar adequadamente.
Competições e esportes equestres
Esportes, como o adestramento, consistem em um grupo de jurados que avaliam a parte técnica do animal, e que consiste na troca de trote para galope nos tempos exigidos. A maneabilidade é uma prova realizada em pista e areia fina, onde o local é composto por cones que diminuem a passagem, e desafiam o animal a passar pelos obstáculos sem esbarrar neles.
Cuidados gerais com a saúde e bem-estar
Para cuidar bem do cavalo, a escovação regular dos pelos é importante, bem como os banhos constantes e idas ao veterinário – fundamentais para manter o animal saudável e forte. A alimentação é igualmente importante e precisa ser fornecida conforme orientação de um especialista de sua confiança, pois as rações são dadas conforme o peso, idade e sexo do animal.
Alimentação e manejo
Além de uma ração de alta qualidade, é importante oferecer capim, palha, banana, pêra e abacaxi, bem como aveia. Saiba que a água precisa ser fresca e estar disponível o tempo todo, a fim de manter o cavalo Bretão hidratado e devidamente saudável, para te auxiliar no que precisar.
Prevenção de Doenças
Doenças podem ser prevenidas por meio da vacinação regular, principalmente contra tétano, influenza, adenite equina e encefalomielite. Não podemos esquecer que frequentar um veterinário é indispensável porque o profissional consegue identificar possíveis problemas de saúde, solicitar exames e te orientar quanto aos cuidados e tratamentos.
Exames de Diagnóstico
Exames, como avaliação craniocaudal, antibiograma, parasitológico de ácaros e o de anemia infecciosa equina são alguns dos realizados em laboratório. A partir das informações obtidas pelo veterinário, ele explicará o tipo de problema que o seu amigo possui e prescreverá uma receita com os medicamentos.
Remédios, como sabemos, têm um sabor amargo e muito desagradável que incomoda os animais. Por isso, não compre em farmácias convencionais: prefira solicitar com a DrogaVET a manipulação dos compostos, pois fora essa praticidade, você consegue escolher o sabor e aroma favoritos do seu cavalo. Isso permite que os cuidados ocorram com menos dificuldades, o que vai gerar menos estresse nele.
Métodos e técnicas de adestramento
Ser paciente, iniciar com calma e recompensar o cavalo sempre que ele responder aos seus comandos é importante. Ficar irritado e pressionar o animal são fatores que precisam ser evitados porque ele pode se sentir assustado, o que apenas atrapalha todo o seu processo de adestramento.
Dicas para iniciantes
Os iniciantes devem adestrar o cavalo com respeito, amor e carinho e trabalhar com o método de recompensas. É necessário ser enérgico quando for preciso, mas nunca agressivo porque o cavalo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, são extremamente inteligentes e podem ficar tristes. Outras dicas envolvem:
- Usar as mãos e cabresto;
- Trabalhar com a voz para orientar o animal;
- Ser paciente;
- Não demonstrar irritação;
- Treinar constantemente.
Ao começar com os treinos, é fundamental prosseguir com os ensinamentos ao invés de fazer pausas breves porque pode atrapalhar no aprendizado do cavalo. Por este motivo, defina uma agenda de adestramento com as atividades que quer executar diariamente para se manter organizado.
Curiosidades sobre a Raça
Éguas produzem muito leite e, por dia, podem chegar a até 32L, o que faz aumentar a procura por elas, já que costumam ser amas de leite. O peso do Bretão pode chegar aos incríveis 950 kg na fase adulta e a sua pelagem pode auxiliar os donos a identificarem problemas de saúde no animal – porque muda conforme a saúde e bem-estar.
Fatos interessantes
Uma das raças mais antigas na Europa, o cavalo Bretão tem uma linhagem que pode passar dos 2 mil anos. Justamente por estes equinos possuírem tanta força é que se tornaram ideais para arar os campos, realizar o transporte de cargas e auxiliar no trabalho nas fazendas – veja mais fatos:
- A raça quase entrou em extinção;
- O cavalo é um símbolo cultural da Bretanha, na França;
- Extremamente forte;
- O corpo do Bretão é compacto;
- Este é um animal muito dócil e gentil;
- Conta com diversas cores de pelos, como ruão, castanho e cinza com preto.
A extinção dessa raça quase aconteceu porque o uso de equipamentos ficou popular e era mais prático para as pessoas. Isto, praticamente, aposentou os cavalos de suas funções no campo e como não tinham uma serventia, ficaram esquecidos. Porém, devido aos programas de reprodução para conservar o Bretão, salvaram esse simpático animal de desaparecer completamente.
Lendas ou histórias populares relacionadas à raça
Durante o século XVIII, a Bretanha se transformou em uma supremacia quando o assunto era a criação de cavalos próprios para o trabalho. Como o desenvolvimento dos equinos ocorria muito bem e o comércio se expandia, o departamento Finistère, França, prosperava por conta do carteiro Bretão.
Conforme o cavalo era cruzado e evoluía, novos exemplares surgiram até aparecerem os dóceis e fortes equinos Bretões. O animal conseguia se adaptar facilmente às necessidades de seus donos, tanto que por muito tempo, puxou carruagens e, posteriormente, começou a trabalhar na agricultura por ser robusto.
Cavalos, naturalmente, são animais vigorosos, fortes e muito charmosos, mas que precisam de cuidados para continuarem saudáveis. Para tratar de problemas de saúde do seu amigo, entre em contato com a DrogaVET e solicite a manipulação dos medicamentos que precisar!